sábado, 2 de abril de 2011

Prezado Zé (Minha Resposta ao Zé Carlos do Pará)

Seu texto é bom, penso que ele aponta caminhos, isso é a prova viva que o debate é salutar quando o fazemos sobre teses não sobre pessoas.

No entanto, acho que você interpretou equivocadamente minhas palavras, ou eu me expressei mal (como deu para perceber o dom da escrita não me é peculiar), desde minha primeira manifestação sobre esse processo (Sobre Sonhos, Humanos e Autoritarismo), deixei claro qual era meu foco, necessitamos mudança em nossa Carta Interna, penso que o nosso estatuto escrito no século passado, antes da queda do muro de Berlim, e antes da Revolução Digital não esta em sintonia com os desejos desta sociedade do conhecimento que emergiu, nos dois artigos que escrevi e em todos lugares que falei, sempre reconheci o papel histórico dos nossos dirigentes, ou seja, escrevi no primeiro e no segundo documento (Nossa Natureza não é Provisória), que Penna, Sirkis, Gabeira e todos os outros entregaram suas vidas para chegarmos até aqui.

Jamais poderia deixar de reconhecer os esforços de todos que trabalharam para o PV chegar onde chegou, pois para fazer isso teria que jogar fora meus 18 anos de esforço e minha pequena colaboração nessa Maratona, gostaria de deixar claro isso, que meu desejo não destruir o que foi construído pela história, para não apagar minha própria participação nesse processo.
Quanto ao conceito de destruição criadora de Schumpeter só é possível compreender essa idéia com um olhar dialético, ou seja, o novo e o antigo juntos criam uma nova síntese, quando falo do antigo me refiro as idéias contidas no nosso estatuto e o que nós estamos propondo para mudar, me refiro em especial ao caráter de provisoriedade das direções e a ampliação da participação dos filiados nos processos decisórios, essas duas novas idéias deveram dialogar com nosso velho estatuto para criar algo novo, essa nova síntese trará um oxigênio para reorganização do Partido nessa nova fase, após 20 milhões de votos devemos aproximar o PV destes anseios depositados nas urnas.

Não é de minha natureza desmerecer o seu, o meu e o nosso sacrifício para chegarmos até aqui, mas não é por isso que não podemos debater mudanças, e penso que isso é urgente, pois as eleições de 2012 estão chegando e se sinalizarmos para sociedade que entendemos seu recado o PV crescerá ainda mais, penso que o Sérgio e o Sirkis sintetizaram as propostas básicas para esse Caminho, só acrescento que parte da crise atual está no fato de não termos data, para esse debate acontecer, acredito que todos os estados devem fazer seus seminários, a nacional organizar o Congresso e Marcarmos nossa Convenção até Julho, tirando essa incerteza de quando acontecerá o debate a ansiedade de todos diminuirá e nos prepararemos para elevar o nível das propostas bem como buscar um Consenso sobre qual Estatuto queremos, mais democrático, mais autônomo e mais participativo que efetivamente prepare o PV para um dia quem sabe assumir a Presidência da República.

Parafraseando Herbert Daniel, Somos a MINORIA, queremos a Paz!, para tanto é necessário que o território da construção desta Paz se efetive, ou seja, vamos marcar nossa Convenção.
Abraços Fraternos, espero ter esclarecido o mal entendido.

Maurício Brusadin

Nenhum comentário:

Postar um comentário