terça-feira, 3 de maio de 2011

O verde da maturidade



Pedro Augusto da Silva chegou ao Acre em 1945. Era o último ano da Segunda Guerra Mundial. Nascido em Messejana, no Ceará, ele integrava a leva final dos chamados “soldados da borracha” legião de egressos do Nordeste brasileiro que seguiram para os seringais da Amazônia para extrair borracha, como parte do esforço de guerra. Foi ali, distante do Estado natal, que conheceu Maria Augusta da Silva, também cearense, nascida em Paracuru. De lá nunca voltaram. Ele, aos 84 anos, está até hoje no Acre. Ela morreu cedo, aos 36 anos. Tempo suficiente para ter 11 filhos, oito dos quais sobreviveram. Um deles, Maria Osmarina Silva de Souza.

Marina era apelido dado por uma tia. Acabou incorporado oficialmente ao nome quando disputou a eleição de 1986. Assim como ocorreu com Luiz Inácio Lula da Silva. Naquele tempo, candidata a deputada federal, não podia usar apelido como “nome de guerra” eleitoral. Hoje, com o nome que escolheu, agregado ao sobrenome de casada, chama-se Maria Osmarina Marina Silva de Souza Vaz de Lima.

Iniciou a trajetória política como militante do Partido Revolucionário Comunista (PRC), agremiação que não atuava como legenda formalmente constituída. Vereadora, deputada, senadora, ministra do Meio Ambiente, foi apontada em 2008 pelo jornal britânico The Guardian uma das 50 pessoas no mundo capazes de ajudar a salvar o planeta. Grande fenômeno da eleição de 2010, rompendo a esperada polarização entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), foi determinante para realização do segundo turno.

O POVO – Sua campanha explorou bastante a narrativa da menina que trabalhou desde muito cedo, que se escolarizou tarde, que veio da pobreza e enfrentou vários problemas de saúde. Mas como se deu a guinada daí para começar a estudar e, inclusive, se politizar?

Marina – Para mim, o marco da minha entrada na política foi o encontro com a Teologia da Libertação. Quando, em 1976, eu conheci o Clodovis Boff, o Leonardo Boff, num curso de liderança sindical rural feito pela CPT, a Comissão Pastoral da Terra. Eu morava como postulante a freira, na Casa Madre Elisa, lá em Rio Branco. E vi, durante a missa, o cartaz que falava desse curso. Aí eu pedi para minha madre mestra para fazer o curso.
OP – Até então, a senhora não tinha envolvimento político algum.

Marina – Não tinha. Eu era uma adolescente de 17 anos. Tinha saído do seringal com 16 anos. Tinha me alfabetizado pelo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização). Tinha feito educação integrada, que equivalia ao primário. E tinha iniciado o postulantado na Casa Madre Elisa, e a quinta série do ginásio normal no Instituto Imaculada Conceição. As freiras foram as pessoas que me acolheram. Uma parte delas era bem conservadora. E outra parte, uma parte pequena, era ligada à Teologia da Libertação. E foi através desse encontro com a Teologia da Libertação que eu comecei a me interessar pela política. No início, não a política partidária, mas a política de entender que a gente tinha um papel na sociedade, que a gente deveria se organizar. E que as pessoas que eu tinha deixado lá – minha família, os amigos, meu pai, meus vizinhos, índios, tinham seus direitos. Que a gente, naquela época, estava a maior parte sendo expulsa das terras. Porque os fazendeiros compravam os seringais que tinham sido abandonados pelos antigos patrões. Os fazendeiros compravam e expulsavam os seringueiros, que estavam lá, agora, como posseiros. Então, eu comecei a me interessar por essa luta. E foi interessante que, dentro do colégio, do convento, as freiras, as conservadoras, chamavam o Chico Mendes e o dom Moacyr (Grechi) de comunistas. Que é como se fosse “pessoas más”. E eu ficava incomodada com aquilo, porque eles defendiam os seringueiros, defendiam os índios, as pessoas que eu tinha uma ligação muito próxima. Aí, poxa, quem defendia os índios era comunista, e comunista era considerado coisa ruim? Aquilo não batia muito na minha cabeça.
OP – A senhora falou da fé, e isso foi algo que causou muita polêmica na campanha do ano passado. Muita gente criticou, nas diversas candidaturas, o que se via como proselitismo. Como é que a fé interfere na visão de mundo e na visão política da senhora, e como essas dimensões se articulam e, eventualmente, se separam?

Marina – Se integram no campo dos valores e se separam no campo do oportunismo e do utilitarismo. Eu, graças a Deus, nunca fiz do púlpito um palanque, e nunca fiz do palanque um púlpito. Porque sempre fui muito respeitosa com minha fé e com a fé das pessoas. Quando era católica não fazia isso. Como cristã evangélica que sou hoje, da Assembleia de Deus, também não o fiz. Em todas as igrejas que eu fui durante a campanha, nunca falei de candidatura no púlpito. Porque eu entendo que, se as pessoas estão devidamente esclarecidas, elas vão saber fazer as suas escolhas.

OP – Voltando ainda à questão anterior, qual foi o papel do Chico Mendes na sua formação?
Marina – O Chico Mendes foi amigo, foi irmão, meio pai e professor. Então, acho até que boa parte da forma como eu tenho agido na minha vida pública tem muito o que eu aprendi com ele. O Chico era um homem de diálogo. Firme, muito coerente com as coisas que ele acreditava e defendia, mas não era uma pessoa intransigente, não era uma pessoa fechada. Ele conversava até mesmo com seus piores adversários, sem abrir mão dos seus princípios. Então, o Chico foi e ainda é uma inspiração para mim. Considero-me alguém que é parte do legado do Chico Mendes. Não sou uma herdeira, que eu não gosto dessa história de herança. Herança é como se fosse um espólio, que você tenta ficar com aquilo para você. Não. O Chico deixou um legado. E, no Acre, eu, o Jorge (Viana, ex-governador), o Tião (Viana, atual governador), tanta gente lá é parte desse legado.

OP – A defesa do meio ambiente veio como algo natural para alguém nascido e criado em relação tão imbricada com a floresta? Ou houve um marco da tomada de consciência?
Marina – O amor pela floresta, com suas belezas, riquezas, sua força, sua fragilidade, suas revelações e seus mistérios, isso já estava dentro de mim desde sempre. Agora, quando começaram a vender os seringais, destruir a floresta para transformar em capim, você, que nasceu e se criou vendo uma castanheira de dois metros e vinte de diâmetro, vendo os veados e as cotias correrem na restinga, sentindo o cheiro da água, pisando nas folhas secas no período das secas, bebendo água das folhas no período das cheias, isso era algo muito… incompreensível. Quando eu comecei a entender que aquilo era uma decisão política, e ajudada por aquela concepção das comunidades (eclesiais) de base, aí eu fiz uma integração entre luta política e proteção da floresta. E só posteriormente, quando o Chico começou a ir para o Rio de Janeiro, e conheceu o (Fernando) Gabeira, o (Alfredo) Sirkis (hoje deputado federal pelo PV do Rio), o Fábio Feldman (ex-deputado federal por São Paulo), pessoas que estavam trabalhando a questão da ecologia no Brasil é que nós fomos entender que aquilo que nós fazíamos era defesa da ecologia. A gente tinha a prática, mas não tinha o conceito. E que bom que foi assim. Porque o Brasil foi o país que cunhou a ideia do socioambientalismo. Antes, era o ambientalismo pelo ambientalismo. O Brasil integrou a visão ambiental junto com a questão social. E isso se deve ao Acre e ao Chico Mendes.
OP – Toda a vida política da senhora foi ligada ao Partido dos Trabalhadores. Ficaram traumas da saída para integrar o Partido Verde?

Marina – A decisão de sair do PT foi muito difícil. Tenho uma trajetória de 30 anos dentro do PT. Foi graças ao PT que eu participei da política. Na realidade do meu estado, jamais teria qualquer possibilidade de participação em partidos tradicionais, como MDB, Arena… Aqueles partidos obscuros da época em que o PT foi fundado. Mas o PT não foi capaz de compreender a questão do meio ambiente como compreendeu a questão da democracia e a luta em defesa da melhoria de vida do povo mais pobre. E sempre foi uma bandeira minha e do Chico Mendes lutar pela democracia, pela inclusão social e pela proteção do meio ambiente. No quesito proteção do meio ambiente, o PT se comportou como um partido tradicional qualquer. Foi por isso que eu saí e entrei no PV. Foi difícil, mas não me arrependo.

OP – A senhora disse que já sabia que o PV tinha problemas. Mas, lhe surpreende o tamanho das dificuldades que tem encontrado?

Marina – Olha, eu gosto muito do dito popular que diz que quanto mais fortes os ventos, mais fortes são as árvores. E eu sempre encontrei muitas ventanias nos lugares em que passei. Mas eu tive a felicidade de entrar num partido que tinha, também, árvores provadas a vento. O Gabeira é uma pessoa que tem lutado para que esse partido tenha a plataforma verde comprometida com as transformações em todos os níveis. Eu me sinto acolhida. E aqueles que temporariamente estão contrários a essa atualização do partido, eu espero que se convençam de que isso é o melhor. Por quê? Nós não podemos ser um partido que tem as melhores propostas, em termos programáticos, para a saúde, a educação, a segurança, geração de energia, cuidado das florestas e, no plano político, a gente não ser capaz de ter a mesma abertura, para que o partido integre à sua prática política os segmentos da sociedade que estão querendo fazer parceria conosco. Mesmo que eles não sejam filiados. Que ele (o PV) seja capaz de integrar novos filiados de qualidade. Criar processos abertos para discutir as questões que são relevantes no âmbito do município. Nós vamos ter uma eleição em 2012. Agora, em 2011, é o momento de discutir as cidades sustentáveis. Como é que a cidade de Fortaleza pode se desenvolver, mas sem desrespeitar o Código de Posturas da cidade, sem desrespeitar o Plano Diretor. Como é que faz para ter mobilidade, onde as pessoas possam ter transporte de qualidade, vida digna na área de saúde, de educação.
OP – Qual avaliação a senhora faz sobre esse começo de governo Dima Rousseff?
Marina – Como eu tenho posição de independência, fico muito tranquila para falar. Acho que tivemos alguns avanços na política externa. O Brasil estava numa posição inadequada, se aproximando de ditaduras, como é o caso do Irã, (Mahmud) Ahmedinejad (presidente iraniano), uma série de coisas que criaram um estranhamento muito forte. Porque nós temos uma tradição de respeito à democracia, aos direitos humanos. E o Brasil estava dando sinalizações muito ruins. Nesse caso, a diplomacia brasileira e a presidente Dilma reposicionaram a política externa, o que é positivo. Em política social, é dar continuidade, no meu entendimento, aos programas em andamento. E eu espero que agora seja o passo de se criar igualdade de oportunidades. Processos estruturantes de transformação da vida das pessoas, sobretudo da juventude. Para que possam ser integrados ao processo produtivo brasileiro. Eu torço para que dê certo. Estamos no começo do governo. Torço para que essa priorização que ela (Dilma) falou que vai dar à questão da inclusão social, da base da pobreza, eliminar as desigualdades sociais, possa ser vitorioso.

OP – A senhora pretende se candidatar a presidente em 2014?

Marina – Eu tenho dito a todos que me fazem essa pergunta que não existe cadeira cativa de candidato a presidente da República pelo Partido Verde. Eu vou continuar minha militância, agora como cidadã brasileira. Não sou mais senadora, não sou candidata. Estou agora criando os espaços para a militância na sociedade, de forma suprapartidária, e dentro do Partido Verde. Mas não existe essa história de cadeira cativa de candidato. Eu quero é que esse projeto de pensar o Brasil, com justiça social, respeito à diversidade cultural, respeito à democracia e à proteção do meio ambiente, e que o País possa ser economicamente próspero, projeto possa ser relevante. Ele sendo relevante, eu estou com ele, em qualquer que seja a condição.

OP – Mas, se depender da sua vontade, a senhora pretende ser candidata?

Marina – Se você me pergunta isso agora, eu respondo a mesma coisa: eu não quero ficar, a priori, nesse lugar de candidata. Quero ficar como militante do Partido Verde e militante da sociedade brasileira pela causa da sustentabilidade e da mudança de modelo de desenvolvimento para o Brasil. Quando você tenta aprisionar o sucesso, ou repetir o sucesso, isso é o primeiro passo para o fracasso. Você tem que viver a política de forma viva, de forma única, no momento em que ela se coloca. E eu não vou ficar o tempo todo como se fosse a candidata. E se aparecer um candidato melhor do que eu? Quero ter a liberdade de poder escolhê-lo para representar o projeto da sustentabilidade, assim como o Partido Verde me escolheu em 2010.

OP – A senhora acompanhou o debate em torno do artigo do Fernando Henrique Cardoso, sobre a quem fala a oposição?
Marina – Eu ainda não tive tempo de ler o artigo, porque eu estava fora do Brasil e cheguei hoje (a entrevista foi feita em 16 de abril). Eu só li comentários na Internet. Não gostaria de formar a minha opinião sem antes ler cuidadosamente o artigo. Agora, eu acho que a oposição no Brasil, tomara que tenha aprendido com as eleições que nós fizemos. E a situação também. Porque os brasileiros estão mostrando claramente que não querem situação por situação, e nem oposição por oposição. A oposição tem de aprender que existem coisas que são feitas pelo governo que são boas e que merecem ser respeitadas e aprovadas. E os governos, quem tá na situação tem de aprender que existem coisas que às vezes estão sendo feitas e que não são boas para o interesse do País, para o interesse da população, e que deve ouvir aquilo que está sendo dito pela oposição, como sinal de alerta para corrigir rumos.

OP – O ponto central, ou mais polêmico, colocado pelo Fernando Henrique é acerca de para quem fala a oposição. Ele defendeu que, do ponto de vista estratégico, não se priorize falar para o chamado “povão”. A senhora e o PV sabem para quem estão falando?
Marina – Devemos falar para todos os brasileiros. Inclusive para os eleitores da Dilma, os eleitores do Serra, para os meus eleitores, para os eleitores do Plínio. Por que eu vou deixar de falar para as pessoas? Na campanha, falei para todas as pessoas. Porque o voto não pode ser privatizado por nenhum partido, por nenhum governo. O cidadão é livre, depois que vota, para mudar de opinião, para pensar outras alternativas.
Jornal o POVO

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